Orgulho-me de ser sportinguista.
Sempre disse que não somos melhores nem piores que os outros...somos DIFERENTES!!
Orgulho-me dessa diferença.
Por isso ao ouvir pessoas que já tiveram responsabilidades no Sporting fazer certas afirmações não gosto.
Não ouvi Dias da Cunha na Sic mas ao ler este comunicado do Sporting fiquei triste.
Comunicado
1. Chegou ao conhecimento do Conselho de Administração da Sporting, SAD que o anterior Presidente desta sociedade e do Sporting Clube de Portugal, Senhor Dr. António Dias da Cunha, terá manifestado em entrevista transmitida ontem na SIC Noticias a sua concordância com a generalidade das afirmações do Director de Comunicação do Sport Lisboa e Benfica proferidas numa lamentável conferência de imprensa após o jogo da final da Taça da Liga de 2008/2009.
Nesse sentido terá dito que concordava, em concreto, com as criticas ao comportamento dos dirigentes do Sporting após esse mesmo jogo em que a verdade desportiva foi grosseiramente falseada. Tal manifestação de apreço pelas palavras do Director de Comunicação do Sport Lisboa e Benfica não constituem, em si, uma novidade, até porque, nessa mesma entrevista o Senhor Dr. António Dias da Cunha defendeu, mais uma vez, o manifesto celebrado com aquele clube em 2005, cujas consequências são bem conhecidas dos sportinuguistas.
Por muito que não seja uma forma de estar habitual no futebol português e incomode o Senhor Dr. António Dias da Cunha e quem o acompanha nada fará inverter o rumo definido por este Conselho de Administração de total independência e equidistância em relação a todos os Clubes, incluindo o Sport Lisboa e Benfica e o Futebol Clube do Porto. Seguramente que, durante este mandato, não houve hesitações entre uma ligação priveligiada com o Futebol Clube do Porto e a concertação de estratégias com o Sport Lisboa e Benfica.
2. No entanto, mais grave terá sido a concordância manifestada pelo Senhor Dr. António Dias da Cunha com uma insinuação desse mesmo Director de Comunicação alvitrando que a presença do Sporting, SAD na Direcção da Liga teria que ver com a vontade de, por essa via, influenciar ou pressionar a Comissão de Arbitragem da Liga. Se a insinuação original , embora hipócrita, não se estranha, já o apoio recebido da parte do antigo Presidente do Conselho de Administração da Sporting, SAD é grave de mais para passar sem um protesto veemente e sentido.
O Senhor Dr. António Dias da Cunha trabalhou com a maioria dos membros do actual Conselho de Administração da Sporting, SAD e por muitas discordâncias que possa ter com as poilticas seguidas por este orgão, não pode pôr em causa a postura séria e transparente que sempre tiveram enquanto dirigentes desportivos. O Senhor Dr. António Dias da Cunha sabe que, ao contrário de outros dirigentes, nenhum membro deste Conselho de Administração alguma vez pressionou, falou ou intercedeu junto de árbitros ou qualquer membro de orgão de tutela da arbitragem portuguesa.O apoio à insinuação do Director de Comunicação do Sport Lisboa e Benfica é uma ofensa a todos e a cada um dos membros deste Conselho.
Lisboa, 8 de Abril de 2009
Dias da Cunha tem o direito a não concordar com o caminho que se está a percorrer mas não me parece que esta seja a melhor maneira de o demonstrar.
Comunicado do Conselho Fiscal e Disciplinar do Sporting Clube de Portugal
A propósito das recentes afirmações à comunicação social do ex Presidente Dr. Dias da Cunha sobre a situação do Clube, o Conselho Fiscal e Disciplinar do Sporting Clube de Portugal vem:
1 - Expressar a sua total solidariedade com o Presidente do Conselho Directivo, Dr. Filipe Soares Franco;
2 - Repudiar os termos e o conteúdo das afirmações do ex-Presidente, e
3 - Esclarecer os seguintes factos:
3.1. Contas consolidadas: Ao longo do seu mandato e por diversas vezes, o Dr. Dias da Cunha prometeu publicamente a apresentação das contas consolidadas do Clube. Nunca o fez, tendo-se limitado a, em 2005, apresentar ao Conselho Leonino as contas do Clube e das empresas, numa base individual, mas não consolidada. A primeira apresentação pública aos sócios de contas consolidadas ocorreu no mandato e por iniciativa do Dr. Filipe Soares Franco.
3.2. Project Finance e acordo com a Banca: segundo documentos arquivados no Clube, as versões do Project Finance para a construção do Estádio e os compromissos essenciais do Acordo Global com a Banca, assinados no mandato de Dias da Cunha, encontravam-se em incumprimento em Outubro de 2005.
3.3. Deficit de Tesouraria em Outubro de 2005: confirma-se que à data da renúncia do Dr. Dias da Cunha, havia uma previsão de déficit de tesouraria consolidado, no final do exercício, de 16,7 milhões de euros, sem que a respectiva cobertura estivesse, por qualquer forma, assegurada.
3.4. Evolução do passivo financeiro consolidado: Em 31/07/2000, ano de entrada em funções do Dr. Dias da Cunha, o passivo financeiro consolidado do Sporting era de 69.787 milhões de euros. Em 31/07/2005, o passivo financeiro consolidado do Sporting era de 281.643 milhões de euros.
4. Entende ainda o Conselho Fiscal e Disciplinar reiterar a necessidade de alteração do rumo da estratégia financeira do Clube no sentido encetado pelo actual Conselho Directivo, e garantir aos sócios o cumprimento integral das funções estatutariamente cometidas a este Conselho Fiscal.
Lisboa, 8 de Abril de 2009
Conselho Fiscal e Disciplinar
Sporting Clube de Portugal
Comunicados retirados do site do Sporting
Ao que estamos a chegar...
quinta-feira, 9 de abril de 2009
Publicada por Dina à(s) 00:01
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

0 comentários:
Enviar um comentário